Você é nosso convidado!

Estamos próximos da FITABES 2025 e do 33º Congresso da ABES, e a Morken Brasil está confirmada como expositora na maior feira de tecnologia de saneamento ambiental da América Latina!

Nesta oportunidade, você poderá conhecer mais sobre nossas metodologias.

Venha nos visitar no stand nº109 (ala oeste) e aproveite para tomar um café conosco!

________________________________________________________________________________________

Setembro 2019

Conheça o sistema DAS – Distributed Acoustic Sensing para detecção de vazamento e monitoramento perímetro oferecido pela MORKEN BRASIL.

A Morken Brasil, fornecedora de soluções de integridade de dutos e instalações oferece o sistema de detecção vazamentos e ameaças de terceiros via fibra ótica. O sistema utiliza apenas um fio do cabo de fibra óptica para monitorar toda a extensão do duto ou área de interesse a partir do monitoramento de vibrações do solo ou sinais acústicos associados a vazamentos e atividade de terceiros em tempo real. Um único equipamento pode detectar e localizar intervenções indesejadas a uma distância de até 40 km.

O sistema DAS detecta qualquer atividade de terceiros que possa ameaçar a integridade de dutos e instalações em geral, tais como: escavação manual, operações de máquinas e até pessoas caminhando próximo à tubulação. A partir da calibração do sistema é criado uma biblioteca de sinais acústicos relacionada ao ambiente específico. Qualquer interferência gerada por uma ação inofensiva à integridade da tubulação é descartada pelo sistema, anulando os alarmes falso-positivos.

A detecção acústica funciona por triangulação, acoplando pulsos de energia por laser na fibra óptica e analisando a dispersão Rayleigh de ocorrência natural. Quando um sinal acústico atinge a fibra, os pulsos de luz interagem a um nível molecular com os materiais que compõem o núcleo da fibra. Tais interações causam a dispersão de uma certa quantidade de luz, que retorna ao processador do sistema, sendo detectada e interpretada.

A Morken Brasil possui experiência em diversas aplicações da tecnologia DAS para as indústrias de óleo & gás, mineração e industrial. Informações ilustrativas sobre o sistema DAS podem ser adquiridas no site da Morken Brasil ou através de contato direto com a empresa.

sistema DAS 2

________________________________________________________________________________________

Setembro 2019

Uma solução segura para condições operacionais complexas

Estudo de viabilidade de pisagem a fim de garantir a integridade de ativos

No atual momento econômico, os operadores buscam maneiras de estender a vida útil de seus ativos, garantindo a eficiência e segurança operacional. Uma avaliação de vida remanescente por meio de inspeção ultrassônica é uma alternativa eficiente quando se deseja conhecer e eventualmente estender a vida útil de uma tubulação. A MORKEN BRASIL foi desafiada a fornecer uma solução de inspeção para dutos considerados não “pigáveis” devido à sua geometria e condições operacionais complexas.

O desafio

Inspecionar dutos offshore de 3″ e 4″ nunca inspecionados e construídos na década de 1960.

Os desafios específicos incluem:

  • Inspeção com PIG UT em gasodutos;
  • Lançadores e Recebedores muito curto e fora de especificação;
  • Dificuldade no controle operacional de gás para a etapa de limpeza;
  • Dificuldade operacional para o bombeio de água para a ferramenta de inspeção PIG UT;
  • Capacidade limitada no descarte de líquidos na plataforma de recebimento;
  • Alta espessura de parede (> 20 mm);
  • Curvas excêntricas verificadas na visita ao local (<1.5D) em alguns casos;
  • Alta penetração de solda (Aprox. 5mm);
  • Distância entre curvas (<=130mm);
  • Variação de espessura (schedule);
  • Informações limitadas sobre a tubulação.

Nossa solução

Para definir as metas de inspeção, a MORKEN realizou uma avaliação de riscos baseada na complexidade técnica e operacional para compreender as dificuldades e riscos associados ao serviço de inspeção in-line. Uma simulação de garantia de fluxo também foi empregada para prever a probabilidade de formação de resíduos e simular o deslocamento da ferramenta, bem como os requisitos de limpeza das tubulações e as formas de descarte da água que seria utilizada para a ferramenta de inspeção. Após a análise detalhada do regime técnico e operacional , a MORKEN iniciou o projeto de desenvolvimento pioneiro no Brasil de ferramentas de inspeção PIG ultrassônico multicanal com corpo totalmente articulado, sem quaisquer tipos de eixo cardan e componentes rígidos. O corpo das ferramentas de 3” e 4” foram desenvolvidos 100% em poliuretano, permitindo a passagem da ferramenta em tubulações com geometria complexas.

solução segura 1
solução segura 2

________________________________________________________________________________________

Setembro 2019

Inspeção PIG UT 12″ – Multicanal

A Morken Brasil realizou em setembro de 2019 um novo projeto de inspeção em um oleoduto de 12” x 35Km no estado do Rio Grande do Norte.

A contratação em caráter emergencial demandou alta eficiência no cumprimento de todos os processos do serviço. No total foram 25 dias para preparação e importação da ferramenta, transporte local, mobilização de equipe, campanha de limpeza e habilitação e lançamento da ferramenta de inspeção UT.

O objetivo do serviço foi buscar as anomalias verificadas na última inspeção com PIG MFL, sobreponto os dados e dimensionando de forma precisa os tipos e dimensões das anomalias internas.

A ferramenta PIG ultrassônico permite a detecção, localização e dimensionamento submilimétrico de diversos tipos de falha, tais como, corrosão, defeitos de laminação, soldas, entre outros.

Os relatórios preliminares e de anomalias críticas foram entregues ao cliente um dia após o recebimento da ferramenta, e o relatórios final com 30 dias, obedecendo todos os critérios estipulados pelo Pipeline Operators Forum – POF 2016.

Inspeção PIG

________________________________________________________________________________________

Janeiro 2018

Caso de sucesso: MANUTENÇÃO DE BRAÇOS MARINHOS DE BUTANO E PROPANO PARA DESCARGA DE NAVIOS

Apresentação do caso

O Equador possui atualmente uma matriz energética voltada para o uso do GLP. As instalações incluem um cais de 1300 metros e 436 estacas para realizar as descargas de butano e propano até a planta de medição principal que prepara o GLP. Para essas descargas, a doca possui dois braços mecânicos / hidráulicos totalmente articulados para interconectar a embarcação aos dutos de forma segura. As temperaturas de descarga variam, chegando a 50 ° C abaixo de zero, dependendo do produto recebido.

  • Condições ambientais severas (ondas, ventos fortes, alta salinidade no ambiente, terremotos, etc.)
  • Requisito de operação contínua sem paradas emergentes e sem atrasos nas tarefas de atracação e conexão de navios às instalações da doca.
  • Janelas de trabalho limitadas devido à alta frequência de chegadas de navios.
  • Necessidade de descarga simultâneas com os dois braços.

A solução

Trabalhando com um grupo de técnicos especializados com presença 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como as instalações e equipamentos necessários para realizar reparos programados e emergentes durante as operações de descarregamento.

Ter um grande estoque de peças de reposição para manutenção preventiva, corretiva e emergente em caso de danos graves e imprevistos.

A proposta submetida ao cliente para serviço contínuo.

Resultados e benefícios

O equipamento está em operação contínua, com alta disponibilidade e confiabilidade.

Da mesma forma, melhorias foram feitas nas instalações do cliente, para trabalhar na manutenção com segurança e eficiência.

  • Operação sem contingências.
  • Reparos agendados.
  • 100% de conformidade com as descargas de navios, sem atrasos ou multas devido à disponibilidade de instalações.
  • Mudança contínua de peças de reposição de acordo com manuais de manutenção e / ou necessidade de danos imprevistos.
manutenção de braços 1
manutenção de braços 3
manutenção de braços 2
manutenção de braços 4

________________________________________________________________________________________

Junho 2017

Caso de sucesso: TREPANAÇÃO DE DUTOS: HOT TAP & LINE STOP

Apresentação do caso

Um tubulação de plástico corrugado de 18 polegadas na Cordilheira dos Andes, com mais de 4.000 metros de altura com temperaturas abaixo de -20 ° C, ventos fortes e fluidos de lixiviação, teve que ser interposto por meio de um enchimento e desvio para permitir Conexão a jusante de um novo sistema de tubulação.

  • Tubulação de água com cianeto.
  • Condições ambientais severas (baixas temperaturas e ventos fortes)
  • Requisitos de vedação para reabilitar o gasoduto com a nova tecnologia de tubos.
  • Horários disponíveis muito limitados.

A solução

Uma equipe de engenheiros da Morken fez uma análise da situação e definiu o trabalho a ser feito.

A Morken forneceu a engenharia para o reforço do gasoduto adicionado a saída quente durante a parada da linha.

A proposta foi aprovada e executada com sucesso, atingindo o objetivo proposto e dentro do prazo requerido, melhorando a integridade do pipeline interveio em tempo recorde.

Resultados e benefícios

Uma operação segura e ágil foi realizada, atingindo o objetivo de um tempo mínimo de operação.

Além disso, através da intervenção realizada, a integridade do pipeline existente foi melhorada.

  • Enchimento preciso e sem acidentes
  • Corte do duto sem derramamento de fluido
  • Rapidez na operação de corte e obstrução
trepanação de dutos 1
trepanação de dutos 3
trepanação de dutos 2
trepanação de dutos 4

________________________________________________________________________________________

Fevereiro 2017

Caso de sucesso: LOCALIZAÇÃO E DETECÇÃO DE FUFAS EM GASODUTO EM TEMPO RECORD.

Apresentação do caso

Gasoduto de 20 ” com 40 km de comprimento, que atualmente transporta 1,2 MM m3 / dia de gás natural a 53 kg / cm2 e 25 ° desde uma unidade de tratamento até um ponto de distribuição.

O sistema atravessa uma geografia desfavorável, com acesso limitado, sendo este o principal motivo para a necessidade do monitoramento e controle de vazamento na linha.

A solução

A Morken instalou um sistema de monitoramento da linha capaz de detectar e localizar fugas mediante o modelamento e estudo do sistema. A tecnologia utiliza múltiplos diagnósticos como a análise de ondas de pressão, modelado em tempo real, e gradientes de pressão para analisar as informações provenientes de medidores de pressão, vazão e temperatura já instalados na linha.

Esta informação é recolhida a partir do sistema SCADA constantemente.

Resultados e benefícios

Durante a fase de testes exigido pelo cliente, o sistema foi capaz de detectar e localizar uma fuga de gás com 3% do fluxo nominal, com um erro menor que 0,25% do comprimento do duto.

Este registro é apresentado como comprovação e garantia do funcionamento do sistema para detecção e localização de vazamentos em transporte de fluidos de fase liquida ou gasosa sem limitações.

________________________________________________________________________________________
REFORÇO ESTRUTURAL COMPÓSITO (ASME-PCC-2)
Os reparos compósitos são capazes de restaurar tubulações danificadas à sua pressão operacional máxima permitida (MAOP) original, com o benefício adicional e fundamental de revestir os tubos para protegê-los da corrosão e erosão, reduzindo ou anulando o processo de degradação do equipamento. De modo geral, com base nos relatórios de inspeção e espessuras remanescentes pode-se calcular a MAOP atual, e portanto avaliar quantitativamente a necessidade ou não de se realizar o reforço estrutural.
No caso de processos de corrosão ou erosão externa realiza-se o preenchimento do local de perda com material endurecedor epóxico, e posteriormente a instalação de uma fibra quadrixial de vidro ou carbono impregnada com outro componente epóxico. A aplicação do reparo é realizada “a frio” de forma rápida rápida e a preparação de superfície através do procedimento SSPC-SP3.
Podemos Ajudar?
Escanear o código