Setembro 2019

Conheça o sistema DAS – Distributed Acoustic Sensing para detecção de vazamento e monitoramento perímetro oferecido pela MORKEN BRASIL.

A Morken Brasil, fornecedora de soluções de integridade de dutos e instalações oferece o sistema de detecção vazamentos e ameaças de terceiros via fibra ótica. O sistema utiliza apenas um fio do cabo de fibra óptica para monitorar toda a extensão do duto ou área de interesse a partir do monitoramento de vibrações do solo ou sinais acústicos associados a vazamentos e atividade de terceiros em tempo real. Um único equipamento pode detectar e localizar intervenções indesejadas a uma distância de até 40 km.
O sistema DAS detecta qualquer atividade de terceiros que possa ameaçar a integridade de dutos e instalações em geral, tais como: escavação manual, operações de máquinas e até pessoas caminhando próximo à tubulação. A partir da calibração do sistema é criado uma biblioteca de sinais acústicos relacionada ao ambiente específico. Qualquer interferência gerada por uma ação inofensiva à integridade da tubulação é descartada pelo sistema, anulando os alarmes falso-positivos.
A detecção acústica funciona por triangulação, acoplando pulsos de energia por laser na fibra óptica e analisando a dispersão Rayleigh de ocorrência natural. Quando um sinal acústico atinge a fibra, os pulsos de luz interagem a um nível molecular com os materiais que compõem o núcleo da fibra. Tais interações causam a dispersão de uma certa quantidade de luz, que retorna ao processador do sistema, sendo detectada e interpretada.
A Morken Brasil possui experiência em diversas aplicações da tecnologia DAS para as indústrias de óleo&gás, mineração e industrial. Informações ilustrativas sobre o sistema DAS podem ser adquiridas no site da Morken Brasil ou através de contato direto com a empresa.
Setembro 2019

Uma solução segura para condições operacionais complexas

Estudo de viabilidade de pisagem a fim de garantir a integridade de ativos
No atual momento econômico, os operadores buscam maneiras de estender a vida útil de seus ativos, garantindo a eficiência e segurança operacional. Uma avaliação de vida remanescente por meio de inspeção ultrassônica é uma alternativa eficiente quando se deseja conhecer e eventualmente estender a vida útil de uma tubulação. A MORKEN BRASIL foi desafiada a fornecer uma solução de inspeção para dutos considerados não “pigáveis” devido à sua geometria e condições operacionais complexas.
O desafio
Inspecionar dutos offshore de 3" e 4" nunca inspecionados e construídos na década de 1960.
Os desafios específicos incluem:
  • Inspeção com PIG UT em gasodutos;
  • Lançadores e Recebedores muito curto e fora de especificação;
  • Dificuldade no controle operacional de gás para a etapa de limpeza;
  • Dificuldade operacional para o bombeio de água para a ferramenta de inspeção PIG UT;
  • Capacidade limitada no descarte de líquidos na plataforma de recebimento;
  • Alta espessura de parede (> 20 mm);
  • Curvas excêntricas verificadas na visita ao local (<1.5D) em alguns casos;
  • Alta penetração de solda (Aprox. 5mm);
  • Distância entre curvas (<=130mm);
  • Variação de espessura (schedule);
  • Informações limitadas sobre a tubulação.
Nossa solução
Para definir as metas de inspeção, a MORKEN realizou uma avaliação de riscos baseada na complexidade técnica e operacional para compreender as dificuldades e riscos associados ao serviço de inspeção in-line. Uma simulação de garantia de fluxo também foi empregada para prever a probabilidade de formação de resíduos e simular o deslocamento da ferramenta, bem como os requisitos de limpeza das tubulações e as formas de descarte da água que seria utilizada para a ferramenta de inspeção. Após a análise detalhada do regime técnico e operacional , a MORKEN iniciou o projeto de desenvolvimento pioneiro no Brasil de ferramentas de inspeção PIG ultrassônico multicanal com corpo totalmente articulado, sem quaisquer tipos de eixo cardan e componentes rígidos. O corpo das ferramentas de 3” e 4” foram desenvolvidos 100% em poliuretano, permitindo a passagem da ferramenta em tubulações com geometria complexas.
Setembro 2019

Inspeção PIG UT 12" - Multicanal

A Morken Brasil realizou em setembro de 2019 um novo projeto de inspeção em um oleoduto de 12” x 35Km no estado do Rio Grande do Norte.
A contratação em caráter emergencial demandou alta eficiência no cumprimento de todos os precessos do serviço. No total foram 25 dias para preparação e importação da ferramenra, transporte local, mobilização de equipe, campanha de limpeza e habilitação e lançamento da ferramenta de inspeção UT.
O objetivo do serviço foi buscar as anomalias verificadas na última inspeção com PIG MFL, sobreponto os dados e dimencionando de forma precisa os tipos e dimensões das anomalias internas.
A ferramenta PIG ultrassônico permite a detecção, localização e dimencionamento submilimétrico de diversos tipos de falha, tais como, corrosão, defeitos de laminação, soldas, entre outros.
Os relatórios preliminaries e de anomalias críticas foram entregues ao cliente um dia após o recebimento da ferramenta, e o relatórios final com 30 dias, obedecendo todos os critérios estipilados pelo Pipeline Operators Forum – POF 2016.
Janeiro 2018

Caso de sucesso: MANUTENÇÃO DE BRAÇOS MARINHOS DE BUTANO E PROPANO PARA DESCARGA DE NAVIOS

Apresentação do caso
O Equador possui atualmente uma matriz energética voltada para o uso do GLP. As instalações incluem um cais de 1300 metros e 436 estacas para realizar as descargas de butano e propano até a planta de medição principal que prepara o GLP. Para essas descargas, a doca possui dois braços mecânicos / hidráulicos totalmente articulados para interconectar a embarcação aos dutos de forma segura. As temperaturas de descarga variam, chegando a 50 ° C abaixo de zero, dependendo do produto recebido.
  • Condições ambientais severas (ondas, ventos fortes, alta salinidade no ambiente, terremotos, etc.)
  • Requisito de operação contínua sem paradas emergentes e sem atrasos nas tarefas de atracação e conexão de navios às instalações da doca.
  • Janelas de trabalho limitadas devido à alta freqüência de chegadas de navios.
  • Necessidade de descarga simultâneas com os dois braços.
A solução
Trabalhando com um grupo de técnicos especializados com presença 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como as instalações e equipamentos necessários para realizar reparos programados e emergentes durante as operações de descarregamento.
Ter um grande estoque de peças de reposição para manutenção preventiva, corretiva e emergente em caso de danos graves e imprevistos.
A proposta submetida ao cliente para serviço contínuo.
Resultados e benefícios
O equipamento está em operação contínua, com alta disponibilidade e confiabilidade.
Da mesma forma, melhorias foram feitas nas instalações do cliente, para trabalhar na manutenção com segurança e eficiência.
  • Operação sem contingências.
  • Reparos agendados.
  • 100% de conformidade com as descargas de navios, sem atrasos ou multas devido à disponibilidade de instalações.
  • Mudança contínua de peças de reposição de acordo com manuais de manutenção e / ou necessidade de danos imprevistos.
Junho 2017

Caso de sucesso: TREPANAÇÃO DE DUTOS: HOT TAP & LINE STOP

Apresentação do caso
Um tubulação de plástico corrugado de 18 polegadas na Cordilheira dos Andes, com mais de 4.000 metros de altura com temperaturas abaixo de -20 ° C, ventos fortes e fluidos de lixiviação, teve que ser interposto por meio de um enchimento e desvio para permitir Conexão a jusante de um novo sistema de tubulação.
  • Tubulação de água com cianeto.
  • Condições ambientais severas (baixas temperaturas e ventos fortes)
  • Requisitos de vedação para reabilitar o gasoduto com a nova tecnologia de tubos.
  • Horários disponíveis muito limitados.
A solução
Uma equipe de engenheiros da Morken fez uma análise da situação e definiu o trabalho a ser feito.
A Morken forneceu a engenharia para o reforço do gasoduto adicionado a saiída quente durante a parada da linha.
A proposta foi aprovada e executada com sucesso, atingindo o objetivo proposto e dentro do prazo requerido, melhorando a integridade do pipeline interveio em tempo recorde.
Resultados e benefícios
Uma operação segura e ágil foi realizada, atingindo o objetivo de um tempo mínimo de operação.
Além disso, através da intervenção realizada, a integridade do pipeline existente foi melhorada.
  • Enchimento preciso e sem acidentes
  • Corte do duto sem derramamento de fluido
  • Rapidez na operação de corte e obstrução
Fevereiro 2017

Caso de sucesso: LOCALIZAÇÃO E DETECÇÃO DE FUFAS EM GASODUTO EM TEMPO RECORD.

Apresentação do caso
Gasoduto de 20 " com 40 km de comprimento, que atualmente transporta 1,2 MM m3 / dia de gás natural a 53 kg / cm2 e 25 ° desde uma unidade de tratamento até um ponto de distribuição.
O sistema atravessa uma geografia desfavorável, com acesso limitado, sendo este o primcipal motivo para a necessidade do monitoramento e controle de vazamento na linha.
A solução
A Morken instalou um sistema de monitoramento da linha capaz de detectar e localizar fugas mediante o modelamento e estudo do sistema. A tecnologia utiliza múltiplos diagnósticos como a análise de ondas de pressão, modelado em tempo real, e gradientes de pressão para analisar as informações provenientes de medidores de pressão, vazão e temperatura já instalados na linha.
Esta informação é recolhida a partir do sistema SCADA constantemente.
Resultados e benefícios
Durante a fase de testes exigido pelo cliente, o sistema foi capaz de detectar e localizar uma fuga de gás com 3% do fluxo nominal, com um erro menor que 0,25% do comprimento do duto.
Este registro é apresentado como comprovação e garantia do funcionamento do sistema para detecção e localização de vazamentos em transporte de fluidos de fase liquida ou gasosa sem limitações.