TECNOLOGIA DE RESSONÃNCIA ACÚSTICA DE INSPEÇÃO PARA DUTOS

A Morken fornece serviços de inspecção em linha usando a tecnologia de ressonância acústica

A inspeção através da sua tecnologia de ressonância acústica utiliza ondas de comprimento médio e longo para aproveitar a ressonância do material.

As características desta tecnologia apresentam grandes vantagens em inspeção de gasodutos, apresentando medidas precisas a elevadas velocidades, e é adequado para casos de grande espessura de parede sem a necessidade de acoplamento líquido.

Princípio de funcionamento: Um transdutor emissor transmite um sinal acústico com comprimento de onda de interesse e o sinal se propaga na estrutura, provocando sua ressonância.

A resposta da estrutura transmite um sinal característico que é detectado pelo transdutor de recepção. A análise do mapeamento de sinal de resposta da frequência permite estimar a espessura do material.

Durante o pós-processamento podem ser combinadas várias medições para calcular o tamanho e a profundidade dos defeitos, tais como a perda de espessura da parede, a deformação da estrutura metálica e descolamento do revestimento.

A equipe não precisa magnetizar o gasoduto, possibilitando operar em velocidades mais altas, reduzindo assim os custos operacionais.

Ele também permite analisar tubos com espessuras de parede até 3” mostrando com precisão as diferentes formas de corrosão, deformação e descolamento do revestimento.

Ao operar em altas velocidades, a ferramenta tem a capacidade de viajar distâncias maiores, minimizando os riscos de perda de dados por esgotamento da bateria ou os dados regravadas.

Com uma única inspeção baseada em ressonância acústica, pode-se obter dados equivalentes aos obtidos nas medições MFL, TFI, inspeçação geométrico e IMU.

As ferramentas permitem dois modos de utilização, internos e externos, e permite medições em tubulações de diversos diâmetros e caminhos curvos.