INSPEÇÃO E MONITORAMENTO DE CANOS CAMISA

A Morken fornece tecnologia de ondas eletromagnéticas para identificar estados de pré-corrosão e corrosão em sistemas de canos camisa.

Os canos camisa são geralmente um sistema enterrado que consiste em um tubo transportador revestido que está suspenso uniformemente dentro de um tubo de maior diâmetro (camisa).

Estes sistemas são projetados para fornecer proteção estrutural contra danos e corrosão externa) ao tubo transportador. No entanto, estes sistemas apresentam um verdadeiro desafio para os responsáveis pelo monitoramento de sua integridade.

As condições de corrosão podem se desenvolver dentro do ambiente do tubo encamisado, o que pode afetar adversamente a integridade do tubo transportador. Anomalias causadas por corrosão externa são difíceis de prever e identificar no tubo dentro do cano camisa e estão se tornando cada vez mais comuns em sistemas de tubulação devido ao avanço da idade dos mesmos.

As empresas responsáveis pela proteção das pessoas, meio ambiente e integridade precisam de um programa compatível com as regulamentações que identifiquem formação de corrosão e suas condições antes que o gasoduto sofra danos significativos e coloque o ambiente em risco.

A tecnologia de ondas eletromagnéticas é um sistema patenteado para identificar condições de pré-corrosão e corrosão em sistemas de tubos camisa:

  • As ondas eletromagnéticas são liberadas no espaço anular entre o cano camisa e o tubo transportador.
  • As reflexões de condições anômalas como água, corrosão e materiais estranhos aparecem como curvas específicas de reflexão nos dados processados.
  • As anomalias são identificadas e localizadas em toda a extensão da região encamisada.
  • Dependendo da configuração do sistema, a tecnologia de ondas eletromagnéticas normalmente pode inspecionar uma camisa inteira em 90 minutos e várias camisas por dia.
  • Por fim, os cabos (se as escavações foram realizadas anteriormente e deixado instalado as conexões do sistema de ondas eletromagnéticas) se conectam ao conector do terminal de um tubo camisa de tal modo que qualquer futura supervisão periódica possa ser realizada sem novas escavação.
A tecnologia de ondas eletromagnéticas é uma ferramenta fundamental para as empresas manterem o controle permanente de suas instalações.